A segurança online vem sido cada vez mais discutida, assim como a necessidade de criação de senhas seguras e complexas que evitem a exposição do usuário, de seus aplicativos e contas. Dessa forma, têm surgido no mercado aplicativos para gerenciar senhas e códigos de segurança.

Uma vez que a grande maioria da população que se encontra conectada à rede de internet, atualmente, faz interações por meio de celulares smartphones, o desenvolvimento desse tipo de aplicativo é muito importante e pode garantir o conforto do internauta.

O uso dessas ferramentas pode coibir a ação de hackers e de outras pessoas mal intencionadas que buscam fazer uso de contas alheias para operações diversas, geralmente ligadas ao universo financeiro.

Entenda abaixo como funcionam os aplicativos para gerenciar senhas, assim como criá-las, bem como quais as melhores opções oferecidas no mercado.

aplicativos para gerenciar senhas

Para aproveitar seu smartphone ao máximo onde e quando quiser, você precisará de um plano de celular com velocidade e capacidade! Conheça o Maistim.com.br e contrate planos agora mesmo!

Segurança online: Aplicativo para gerenciar senhas

Não só as relações interpessoais, mas também as operações financeiras e relações comerciais migraram para a internet, onde operam milhões de pessoas físicas e jurídicas.

Dessa forma, com a intensa troca de informações pessoais importantes, assim como uso de aplicativos como de internet banking ou transferência de dinheiro tornam o internauta um alvo para os golpistas que visam tanto as informações procuradas na web como aquelas divulgadas por e-mail, redes sociais, serviços de armazenamento e aplicativos de conversas.

Portanto, o uso de senhas seguras é essencial. Para além das dicas relacionadas à variação de senhas, evitando usar a mesma para diversos aplicativos e operações, e do uso de caracteres diferenciados, letras maiúsculas e minúsculas e números, uma boa alternativa é o uso de aplicativos para gerenciar senhas.

O uso deles é interessante, também, na medida em que nem sempre é possível se confiar na memória para o armazenamento de diversas senhas. Por outro lado, também não é seguro manter um arquivo físico ou digital contendo diversas senhas.

aplicativos para gerenciar senhas

Além disso, uma das vantagens desses aplicativos é que eles não estão disponíveis apenas para celulares, pois, em alguns casos, eles possuem versões indicadas para uso em computadores.

Mas, afinal, como funcionam esses aplicativos? Primeiramente, é necessário instalar no aplicativo de segurança os algoritmos de sites e demais ferramentas cuja senha se deseja proteger.

A partir daí, o aplicativo de segurança irá disponibilizar uma senha, chamada chave-mestra, que deverá ser cadastrada em cada um desses aplicativos. Contudo, a senha real é criptografada e esse acesso com a chave diferenciada é uma forma de acessá-los de maneira mais segura.

É possível configurar o aplicativo para gerenciar senhas de forma que os códigos de acesso para cada ferramenta que se deseja proteger usem senhas fortes e aleatórias.

Portanto, é necessário ter em mente ao buscar uma ferramenta de gerenciamento de senhas é que a sua única missão é memorizar uma senha-mestra.

Como instalar o aplicativo para gerenciar senhas

A grande maioria dos aplicativos disponíveis para gerenciar senhas são pagos, infelizmente. Contudo, há uma grande variedade no mercado, havendo diferentes preços e serviços oferecidos.

Para baixar o aplicativo para computador basta entrar no site da empresa de segurança e realizar o download e instalação da ferramenta, além, claro, de escolher um plano e pagá-lo, no caso de serviços não gratuitos.

No caso de uso das ferramentas no celular, por outro lado, basta que se procure a loja de aplicativos do seu celular (como a Google Play, para smartphones Android) e buscar pelo aplicativo para gerenciar senhas desejado. Após, deve-se instalá-lo e seguir as instruções dadas em tela.

Conheça os melhores aplicativos para gerenciar senhas

Separamos para você alguns dos melhores aplicativos para gerenciar senhas disponibilizados no mercado atualmente.

O primeiro que merece destaque é o Lastpass, uma ferramenta destinada ao uso em computadores. Além disso, esse aplicativo tem tanto uma versão gratuita e quanto outra paga. Por fim, cabe destaque que ela é compatível com diversos aplicativos de navegação como o Firefox, Internet Explorer, Safari e Chrome.

O SplashID Safe, por sua vez, oferece o serviço de gerenciamento de senhas e de desenvolvimento automático delas. Contudo, ele é pago, porém seu valor fica abaixo de 20 dólares anuais.

Uma de suas vantagens é o fato de que pode ser utilizado tanto em computadores quanto em dispositivos móveis.

Outro aplicativo que merece destaque é o OneSafe, que oferece serviços de senhas de login e, ainda, armazenamento seguro de outros dados, tais como números de cartões de crédito, contas, entre outros.

Essa também é uma ferramenta paga e custa cerca de R$ 13,69.

Finalmente, nossa última indicação é o aplicativo para gerenciar senhas Keeper, que é disponibilizado para computadores e dispositivos móveis. Assim como a ferramenta anterior, ele também se dedica a diversos tipos de armazenamentos e proteções.

Portanto, considere ampliar sua segurança online fazendo uso de um aplicativo para gerenciar senhas e manter seus dados protegidos de maneira completa.


0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *